Topo

Papa nomeia novo bispo de Itapeva

19/10/2016 11h17

Cidade do Vaticano, 19 out (EFE).- O papa Francisco nomeou Arnaldo Carvalheiro Neto como bispo da Diocese de Itapeva, em São Paulo, para substituir José Moreira de Melo, informou a Santa Sé em comunicado nesta quarta-feira.

O Vaticano explicou que o pontífice aceitou a renúncia ao governo pastoral de Melo, mas não deu detalhes sobre os motivos.

Arnaldo Carvalheiro Neto, que ocupava o cargo de bispo coadjutor da mesma diocese, nasceu em São Paulo, em 11 de abril de 1967. Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (UNISAL) em Lorena; e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília.

Recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de janeiro de 1997. Entre os cargos que desempenhou estão o de pároco na Igreja de São Braz, em Birigui (1997-2000) e vigário paroquial da paróquia de Saint Roman durante sua estadia em Chicago, nos Estados Unidos (2003-2006).

Além disso, Arnaldo Carvalheiro Neto foi diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, no município de Gabriel Monteiro, em São Paulo, e reitor do Seminário Propedêutico de Araçatuba.