Topo

UE e CELAC querem reforçar cooperação em encontro na República Dominicana

24/10/2016 12h05

Bruxelas, 24 out (EFE).- A União Europeia (UE) e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) reforçarão a cooperação e analisarão os progressos nos planos de ação para ambas regiões adotados na cúpula de Bruxelas de 2015 durante um novo encontro conjunto em Santo Domingo (República Dominicana).

Entre 25 e 26 de outubro, a alta representante da União para Relações Exteriores, Federica Mogherini, e o presidente da CELAC, Miguel Vargas Maldonado, liderarão o primeiro encontro dos ministros das Relações Exteriores de ambos blocos, informou nesta segunda-feira a Comissão Europeia (CE) em comunicado.

Na reunião, serão tratados temas como os avanços conquistados na segurança pública, na criação de emprego, na troca de estudantes e nas ações contra a mudança climática após a aprovação dos planos de ação na cúpula do ano passado.

Além disso, as titulares da diplomacia assinarão um acordo que estabelecerá a Fundação UE-LAC como uma organização internacional que aspira vincular os processos intergovernamentais com os negócios, as instituições acadêmicas e os cidadãos de ambas regiões.

Além disso, Bruxelas ratificará novos projetos de cooperação com os países da América Latina e o Caribe no valor de 74 milhões de euros.