Topo

EUA diz que escudo THAAD será implantado na Coreia do Sul em até 10 meses

04/11/2016 05h17

Seul, 4 nov (EFE).- Comandante das Forças dos Estados Unidos na Coreia do Sul (USFK), Vincent K. Brooks, disse nesta sexta-feira, em Seul, que o avançado sistema de defesa antimísseis THAAD estará pronto e operando na Coreia do Sul nos próximos oito ou dez meses.

É a primeira vez que um membro da aliança Estados Unidos-Coreia do Sul oferece uma data detalhada para a implantação final com o objetivo de resistir as crescentes ameaças da Coreia do Norte.

Brooks ofereceu estes detalhes durante seu discurso, recolhido pela agência "Yonhap", durante um simpósio militar realizado na capital sul-coreana.

Em julho deste ano, Coreia do Sul e Estados Unidos anunciaram a decisão de implantar o THAAD (sigla de Sistema de Defesa Terminal de Área a Grande Altitude) como mecanismo de defesa para interceptar possíveis misseis da Coreia do Norte.

Por causa dos novos testes de armas que o regime de Pyongyang realizou no começo do ano, os sul-coreanos decidiram aceitar a proposta americana, apesar das queixas da China e Rússia, que consideram que este escudo uma ameaça seus próprios sistemas de defesa.

Seul anunciou no final de setembro que o escudo seria instalado em um local isolado, que abriga um campo de golfe, após negociações com os moradores da área que foi inicialmente designado.

Eles tinham realizado alguns protestos, pois acreditavam que os potentes radares do sistema poderiam causar câncer, infertilidade e danos a agricultura, além de colocá-los no centro de atenção em caso de ataques da Coreia do Norte.

Por outro lado, ao ser qustionado sobre uma possível instalação de armas nucleares táticas na Coreia do Sul, Brooks argumentou que sua presença "complicaria a situação" e que "não é necessária militarmente", já que estes ativos seriam enviados "imediatamente" para a península em caso de "provocações norte-coreanas".