Topo

Ortega vence eleições na Nicarágua com mais de 70% dos votos

Daniel Ortega com a mulher, Rosario Murillo, após votarem na eleição de domingo - Oswaldo Rivas/Reuters
Daniel Ortega com a mulher, Rosario Murillo, após votarem na eleição de domingo Imagem: Oswaldo Rivas/Reuters

Em Manágua (Nicarágua)

07/11/2016 04h58

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega,foi reeleito neste domingo (6) com 71,3% dos votos, desta vez junto com sua mulher, Rosario Murillo, como vice-presidente, segundo os primeiros resultados oficiais da apuração provisória do pleito no país.

Apuradas 21,3% das mesas, o ex-guerrilheiro dos "Contra", Maximino Rodríguez, da opositora aliança Partido Liberal Constitucionalista (PLC), está em segundo lugar, com 16,4% dos sufrágios, em um dia no qual votou pelo menos 65,3% dos convocados às urnas, segundo os dados oficiais preliminares.

Em terceiro lugar, está o criador de gado José do Carmen Alvarado, do Partido Liberal Independiente (PLI), com 4,5%, segundo um relatório preliminar lido pelo presidente do Conselho Supremo Eleitoral (CSE), Roberto Rivas.

Em quarto lugar, aparece o pastor evangélico Saturnino Cerrato, com 4,1%, da Aliança Liberal Nicaraguense (ALN).

Na quinta posição, está o advogado Erick Cabezas, do Partido Conservador (PC), com 2,6% dos votos; e em sexto e último lugar Carlos Canales, da Aliança pela República (Apre), com 1,1%.

Antes da leitura destes primeiros resultados, milhares de simpatizantes do presidente Ortega saíram às ruas e praças de Manágua para comemorar antecipadamente sua vitória nas eleições deste domingo.

Cerca de 4,34 milhões de nicaraguenses foram convocados neste domingo para escolher um presidente, um vice-presidente, 90 deputados da Assembleia Nacional e 20 representantes do Parlamento Centro-Americano.