Topo

Republicanos manterão maioria na Câmara dos Representantes, segundo projeções

Shannon Stapleton/Reuters
Imagem: Shannon Stapleton/Reuters

Em Washington

09/11/2016 00h57

O Partido Republicano manterá a maioria na Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, segundo as projeções dos grandes veículos de imprensa do país, mas previsivelmente os democratas diminuirão a diferença no número de cadeiras da atual composição.

A câmara baixa do Congresso americano conta com 435 assentos que estão em disputa nas eleições desta terça-feira, e atualmente os republicanos ocupam 247, contra 188 dos democratas.

Além disso, também está em jogo hoje um terço das 100 cadeiras que compõem o Senado, casa também sob controle republicano, e que os democratas poderiam recuperar esta noite, embora por uma estreita margem.

Em 2008, o atual presidente, Barack Obama, obteve sua histórica vitória e, além disso, seu partido conseguiu dominar o poder no Legislativo, o que lhe permitiu contar durante dois anos com o aval do Capitólio para fazer avançar sua agenda.

No entanto, os democratas foram perdendo paulatinamente o Congresso, primeiro a Câmara dos Representantes em 2011, e depois o Senado em 2015, onde agora têm 46 senadores, contra 54 dos republicanos.

Entre os resultados que já se confirmaram durante a noite se destaca a reeleição do senador republicano Marco Rubio na Flórida, assim como de seu companheiro de partido Robert Portman em Ohio, enquanto a democrata Tammy Duckworth arrebatou o assento do conservador Mark Kirk.