Topo

Forças de segurança russas desarticulam grupo terrorista vinculado ao EI

12/11/2016 11h53

Moscou, 12 nov (EFE).- As forças de segurança russas detiveram neste sábado dez pessoas pertencentes a um grupo terrorista vinculado ao Estado Islâmico (EI) que planejava atentados em Moscou e São Petersburgo, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB, antigo KGB) da Rússia.

Dos detidos, todos eles procedentes de antigas repúblicas soviéticas na Ásia Central, foram expropriados "quatro artefatos explosivos de grande potência, detonadores, armas de fogo, e aparatos de comunicação", afirmou o FSB em comunicado citado por veículos de imprensa locais.

Os membro do grupo, acrescenta a nota, estavam preparando atos terroristas em lugares de grande afluência de público.

Segundo o FSB, os detidos admitiram que mantiveram contatos com líderes do EI.

A operação para desarticular o grupo terrorista aconteceu com o apoio do Mistério do Interior da Rússia e em cooperação com as autoridades do Tadjiquistão e Quirguistão.

No início desta semana, o FSB anunciou a detenção de vários supostos membros do grupo radical islamita Hizb ut-Tahrir em São Petersburgo, a segunda cidade do país.

Os suspeitos foram detidos durante as investigações sobre a criação de uma célula de Hizb ut-Tahrir na antiga capital imperial russa.

As investigações, iniciadas em 2014, levaram à abertura de um caso penal, pelo qual sete pessoas foram condenadas a entre 5 e 17 anos de prisão.

Em 2003, a Suprema Corte da Rússia proibiu as atividades de Hizb ut-Tahrir (Partido da Libertação) no país, após declará-lo organização terrorista.

Hizb ut-Tahrir, fundado em 1953 e cujo objetivo final é a criação de um califado mundial, também foi proscrito na Alemanha, China, Turquia e em quase a totalidade dos países árabes.