Topo

Cinzas de Fidel Castro partem de Bayamo rumo a Santiago, o destino final

Mulher segura um retrato de Fidel Castro depois que suas cinzas atravessaram a cidade de Baires, no leste de Cuba - Rodrigo Abd/AP
Mulher segura um retrato de Fidel Castro depois que suas cinzas atravessaram a cidade de Baires, no leste de Cuba Imagem: Rodrigo Abd/AP

De Bayamo

03/12/2016 12h40

A caravana que leva as cinzas do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, partiu neste sábado de Bayamo, capital da província de Granma (sudeste), rumo à cidade de Santiago, o destino final da comitiva fúnebre que percorre a ilha desde quarta-feira.

Os restos do ex-mandatário, que morreu em 25 de novembro em Havana, aos 90 anos, repousaram na noite passada em um museu onde antes era o quartel Manuel de Gramados de Bayamo, uma instalação militar cujo fracassado ataque de 26 de julho de 1953 junto ao de quartel Moncada, em Santiago, é considerado o início de a Revolução.

Espera-se que a comitiva chegue a Santiago ao longo da manhã deste sábado após percorrer os 94 quilômetros finais do trajeto.

As cinzas do comandante partiram há quatro dias da capital cubana e percorreram quase toda a ilha de oeste a leste, realizando o trajeto inverso da "Caravana da Liberdade" que em janeiro de 1959, quando triunfaram os rebeldes, percorreu Cuba com um triunfal Castro à frente.

Durante estes dias, centenas de milhares de cubanos saíram à Estrada Central, pela qual transita o cortejo, para se despedir do homem que governou o país caribenho durante quase meio século, e foram feitas vigílias nas cidades nas quais a caravana pernoitou: Santa Clara, Camagüey e Bayamo.

Os nove dias de luto em Cuba terminarão amanhã quando os restos de Fidel Castro sejam enterrados no cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago, cidade berço da Revolução.

Antes, às 19h desta tarde (22h, em Brasília) vai acontecer um ato político de despedida na praça Antonio Maceo dessa cidade, na qual é esperada a participação de delegações internacionais e onde o presidente Raul Castro pronunciará um último discurso de despedida a seu irmão Fidel.

Em trajeto histórico, cinzas de Fidel atraem multidões

Band Notí­cias