Topo

Colégios eleitorais para pleito presidencial abrem no Uzbequistão

04/12/2016 03h14

Moscou, 4 dez (EFE).- Os colégios eleitorais para o pleito presidencial no Uzbequistão abriram neste domingo suas portas às 6h (horário local, 23 h de sábado em Brasília), segundo informou a Comissão Eleitoral Central (CEC) dessa antiga república soviética na Ásia Central.

As eleições foram convocadas em caráter extraordinário após a morte, no dia 2 de setembro passado, do presidente Islam Karimov, que governou o país com mão de ferro durante 27 anos.

Quatro candidatos concorrem para suceder Karimov, mas há um claro favorito à vitória: o primeiro-ministro e chefe de Estado interino, Shavkat Mirziyoyev, do Partido Liberal Democrático.

Mirzizoyev, de 59 anos, é considerado o sucessor natural de Karimov: durante os últimos 13 anos da gestão do primeiro presidente do Uzbequistão exerceu a chefia do Gabinete de Ministros.

Os colégios eleitorais, 9.393 em todo o país, permanecerão abertos até as 20h local (13h em Brasília), após o que se dará começo à apuração.

Segundo a lei eleitoral uzbeque, para que o pleito seja declarados válido a participação popular deve superar 33% do censo, avaliado em 21,4 milhões de eleitores.