Topo

Trump terá consciência de seu novo nível de responsabilidade, diz Putin

Doug Mills/The New York Times
Imagem: Doug Mills/The New York Times

04/12/2016 08h57

O líder russo, Vladimir Putin, afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, como "pessoa inteligente" que é, "rapidamente terá consciência de seu novo nível de responsabilidade", em entrevista publicada neste domingo pela rede de televisão russa "NTV".

"Trump foi comerciante, empresário. Hoje é um estadista, o líder dos Estados Unidos, um dos principais países do mundo, uma das maiores economias do mundo e uma grande potência militar. O fato de que tenha tido êxito nos negócios mostra que é uma pessoa inteligente", disse o chefe do Kremlin.

"E se é uma pessoa inteligente terá rapidamente consciência de seu novo nível de responsabilidade. Partimos da base de que ele (Trump) vai atuar precisamente desde essas posições".

Putin respondeu assim à pergunta sobre se a Rússia poderá achar uma linguagem comum com o novo presidente dos Estados Unidos.

Na mensagem de felicitação a Trump por sua vitória eleitoral, o presidente russo expressou confiança em "poder trabalhar conjuntamente para tirar as relações russo-americanas do estado de crise" em que se encontram.

"Estamos dispostos a fazer tudo o que for possível para devolver as relações russo-americanas a uma trajetória estável de desenvolvimento. Partimos de que não será um caminho fácil, mas estamos dispostos a fazer nossa parte", declarou posteriormente o chefe do Kremlin.

Na entrevista à "NTV", Putin destacou que as tentativas de estabelecer um mundo unipolar não acabara, e que "pouco a pouco se restabelece o equilíbrio no mundo".

"Vivemos já em outra dimensão. Mas nós, me refiro à Rússia, sempre sustentamos que ao defender nossos interesses nacionais devemos respeitar os interesses de outros. É assim como vamos desenvolver as relações com nossos colegas", concluiu.