Topo

Polícia identifica assassino de turista italiano em favela no Rio

09/12/2016 22h20

Rio de Janeiro, 9 dez (EFE).- A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou o suposto assassino de um turista italiano baleado em uma favela da cidade e outros oito suspeitos, informou nesta sexta-feira o delegado da Divisão de Homicídios, Fábio Cardoso.

Roberto Bardella, de 52 anos, foi baleado na quinta-feira no Morro dos Prazeres, favela próxima ao bairro de Santa Teresa, após perder-se junto com seu primo, Rino Polato, de 59 anos, e entrar com suas motos na comunidade.

"O GPS fez eles se perderem no Morro dos Prazeres e, quando adentraram alguns metros na favela, foram abordados por quatro homens armados que, quando se deram conta que tinham uma câmera no capacete, dispararam na testa e no tórax de Bardella, pois pensaram que eram policiais", explicou Cardoso em entrevista coletiva.

Após o assassinato de Bardella, acrescentou o delegado, Polato foi retido para que determinassem sua identidade e "colocaram a vítima e o primo em um carro durante duas horas, à espera que chegasse o chefe da favela".

Ao saber que se tratava de turistas, soltaram Polato, graças a quem foi possível "identificar nove traficantes relacionados com o crime, inclusive o chefe, que tinha saído de prisão 30 dias antes".

"O chefe não estava na cena do crime, mas sua ordem era para atirar em qualquer pessoa suspeita que chegasse ao Morro dos Prazeres, qualquer possível inimigo que pusesse em risco suas ações criminosas", detalhou o delegado.

Cardoso destacou que, com a ajuda de Polato, a polícia conseguiu não só identificar os nove envolvidos no assassinato, mas saber "inclusive o papel de cada um".

"Vamos divulgar as fotografias e o nome completo dos criminosos, para localizá-los e detê-los", acrescentou.

Os dois turistas italianos chegaram ao Brasil como escala de uma viagem em motocicleta pela América do Sul que já tinha lhes levado a Paraguai e Argentina.