Topo

Secretário de Defesa dos Estados Unidos chega a Bagdá em visita surpresa

11/12/2016 09h34

Bagdá, 11 dez (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, chegou neste domingo a Bagdá, em uma visita surpresa para manter conversas com responsáveis do país árabe sobre o desenvolvimento da ofensiva contra a cidade de Mossul, o principal reduto do grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque.

Segundo uma fonte do Ministério da Defesa iraquiano, Carter deve se reunir com o primeiro-ministro e comandante das forças armadas iraquianas, Haider al Abadi, e com o presidente da região autônoma do Curdistão, Massoud Barzani, para discutir os avanços na guerra contra o Estado Islâmico e a batalha de Mossul.

Ontem, o secretário de Defesa participou de uma conferência no Bahrein, organizada pelo centro britânico "International Institute for Strategic Studies", na qual garantiu que os dias do EI em Mossul estão contados.

Segundo Carter, o objetivo da luta americana contra este grupo é, em primeiro lugar, "destruir o câncer do EI no Iraque e na Síria", algo que qualificou de "necessário, mas que não é suficiente".

Além disso, para o chefe do Pentágono é necessário combater "todas as metástases do EI no mundo todo", em particular no Afeganistão e na Líbia, e trabalhar em conjunto com as forças de Inteligência dos países-membros da coalizão antijihadista para proteger os diferentes Estados e seus cidadãos de possíveis ataques.

Na capital do Bahrein, Carter lembrou que seu país conta com um total de 58 mil pessoas na região, das quais mais de 5 mil se encontram no Iraque e na Síria.