Topo

RSF denuncia perseguição judicial de dois jornalistas brasileiros

21/12/2016 14h33

Paris, 21 dez (EFE).- A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que vela pela liberdade de expressão e informação, denunciou os processos judiciais contra dois jornalistas brasileiros que revelaram casos de corrupção.

Em comunicado, a RSF concretizou que trata-se do jornalista Francisco Costa e do repórter Josi Gonçalves, que enfrentam 11 processos judiciais acusados de crimes contra a honra devido às publicações sobre corrupção na região.

Segundo RSF, os repórteres começaram a ter problemas legais quando abriram em dezembro de 2014 o site informativo Fala RN em São Gonçalo do Amarante, cidade do Rio Grande do Norte.

"Desde então, publicaram nele notas e reportagens sobre casos de corrupção nos quais estão envolvidos políticos da cidade: desvio de fundos, nepotismo, fraude eleitoral. Publicações que não foram do agrado das autoridades", lembrou a organização com sede em Paris.

Entre os acusadores, que apresentaram um total de 11 processos contra os jornalistas por injúria, difamação e calúnia, estão Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo do Amarante, deputados municipais e secretários municipais.

A RSF também denunciou que os dois jornalistas, que são casal, se temem por sua integridade física.

"Uma de suas fontes informativas no município lhes advertiu que existia um plano para intimidá-los que incluía o sequestro de seu filho de quatro anos e a fabricação de provas falsas para incriminá-los", relatou a organização.

Para a RSF, o assédio judicial é "ainda mais injustificados" dado que os textos publicados em "Fala RN" se baseiam, a maioria das vezes, em informação oficial e pública.

O Brasil ocupa o 104° lugar, entre 180 países, na Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa 2016 da RSF.