Topo

Trump indica advogado crítico com a China para titular de Comércio Exterior

03/01/2017 12h51

Washington, 3 jan (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta terça-feira o advogado Robert Lighthizer, conhecido por suas duras críticas em relação à China, para ser o novo representante do Escritório de Comércio Exterior, que negocia e supervisiona os tratados comerciais do país.

Lighthizer, que foi representante adjunto de Comércio Exterior durante o governo de Ronald Reagan, "tem ampla experiência em chegar a acordos para proteger alguns dos setores mais importantes" da economia americana "e lutou repetidamente no setor privado para evitar acordos ruins que prejudicam os americanos", destacou Trump em comunicado.

De acordo com o presidente eleito, Lighthizer "vai fazer um trabalho incrível ajudando a mudar as políticas comerciais fracassadas que roubaram a prosperidade de muitos americanos".

Se for confirmado pelo Senado, Lighthizer trabalhará "em estreita coordenação" com o escolhido por Trump como titular do Departamento de Comércio, Wilbur Ross, e com Peter Navarro, um economista que ficará à cargo do recém-criado Conselho Nacional de Comércio da Casa Branca.

Assim como Navarro, Lighthizer é conhecido por suas duras críticas em relação à China, país que acusou de realizar práticas comerciais injustas.

Como novo representante de Comércio Exterior dos EUA, Lighthizer substituirá Michael Froman, encarregado das negociações do Acordo de Associação Transpacífico (TPP, sigla em inglês) sob o governo do presidente Barack Obama.

Trump prometeu tirar os EUA do TPP, do qual fazem parte outros 11 países do Pacífico e que foi pensado para resistir à influência da China na região, assim que assumir a presidência em 20 de janeiro e também é favorável a, pelo menos, modificar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA), assinado há mais de 20 anos com México e Canadá.