Topo

Ex-presidente Bush pai permanecerá na UTI por vários dias

David J. Phillip/AP
Imagem: David J. Phillip/AP

Em Austin

19/01/2017 18h08

O ex-presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush (1989-1993) permanecerá mais alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um centro médico de Houston devido a uma insuficiência respiratória derivada de uma pneumonia, informou nesta quinta-feira seu chefe de gabinete, Jean Becker.

Em comunicado, Becker declarou que a situação do ex-mandatário, de 92 anos, continua "estável" após passar uma boa noite, embora siga entubado e permanecerá em observação dentro da UTI no Hospital Metodista de Houston nos próximos dias.

Becker acrescentou que a equipe médica do ex-presidente está "avaliando ativamente retirar os tubos", ao mesmo tempo em que apontou que espera que receba alta da UTI "em poucos dias".

O 41º presidente dos Estados Unidos foi internado neste fim de semana no centro hospitalar após ter problemas para respirar, mas sua situação piorou até o ponto de ser operado nesta quarta-feira de manhã para "proteger e limpar suas vias respiratórias", um procedimento que requer sedação ao paciente.

Sua mulher, Barbara Bush, que tem 91 anos, foi internada ontem no mesmo hospital por precaução após experimentar um quadro de fadiga e tosse, mas nesta manhã garantiu sentir-se "muito melhor" após receber um tratamento de antibióticos, segundo o comunicado.

Embora em seu aniversário de 90 anos tenha saltado de paraquedas para demonstrar sua vitalidade, o ex-presidente foi hospitalizado em diversas ocasiões durante os últimos anos por diferentes motivos.

Apesar de dois dos filhos do casal já terem visitado seus pais, o também ex-presidente dos Estados Unidos, seu filho George W. Bush, estará amanhã na posse do presidente eleito, Donald Trump, e não planeja viajar para Houston, segundo anunciou seu porta-voz nesta quarta-feira.

Trump escreveu ontem no Twitter que desejava uma "pronta recuperação" para o casal e lhes agradeceu a "maravilhosa carta" que recebeu no início de janeiro, onde o ex-presidente Bush se desculpava por não presenciar sua posse por motivos de idade e saúde.