Topo

Ataque de grupo terrorista em hotel da Somália deixa pelo menos 8 mortos

Feisal Omar/Reuters
Imagem: Feisal Omar/Reuters

Em Mogadíscio

25/01/2017 07h42

Pelo menos oito pessoas morreram nesta quarta-feira e 22 ficaram feridas em um ataque realizado por um comando do grupo jihadista Al Shabab, no Hotel Dayah, em Mogadíscio, capital da Somália, onde aconteceu um intenso tiroteio, conforme informaram à Agência Efe membros do governo.

Após a explosão de um carro-bomba na porta do hotel, os terroristas entraram no local e dispararam indiscriminadamente. Minutos depois, detonaram outra bomba nas imediações deixando várias vítimas, entre elas vários jornalistas.

Um ministro do governo somali que estava no local relatou à Efe que havia um grande número de parlamentares reunidos no hotel por conta do processo eleitoral que está sendo desenvolvido no país. Ele afirmou que o número de mortos é de oito pessoas, mas que poderia aumentar por causa da grande quantidade de feridos que já está sendo atendida em hospitais.

Já um parlamentar que também estava no hotel quando os terroristas entraram disse à Efe que muitas pessoas se esconderam para se proteger dos disparos.

Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver uma grande coluna de fumaça provocada pelas duas explosões e os grandes danos causados no prédio.

A Missão da ONU na Somália (UNSOM) condenou "veementemente" o atentado em sua conta oficial no Twitter e afirmou que "extremistas violentos nunca triunfarão".

O Al Shabab, filial da Al Qaeda no país, reivindicou este ataque em Mogadíscio, onde nos últimos meses fez vários atentados que causaram a morte de dezenas de civis. Hotéis e restaurantes da capital são os alvos preferidos do grupo terrorista, que ameaçou intensificar os ataques durante as eleições presidenciais, adiadas várias vezes e que ainda não aconteceram.

Nos últimos meses, os terroristas optaram por uma estratégia de confronto direta e lançaram vários ataques contra bases militares da missão da União Africana na Somália (AMISOM) matando centenas de soldados.