Topo

EUA divididos: 44% aprovam e 48% desaprovam governo Trump

Jonathan Ernst/Reuters
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Em Washington

26/02/2017 19h31

Uma pesquisa divulgada neste domingo (26) pela emissora "NBC" e pelo jornal "The Wall Street Journal" aponta que 44% dos americanos aprovam a gestão de Donald Trump desde que chegou à Casa Branca, no dia 20 de janeiro.

A consulta, feita por telefone a mil adultos entre 18 e 22 de fevereiro, indica que 48% desaprovam o trabalho de Trump como presidente até o momento, e que 8% declaram estarem "seguros" a respeito.

De acordo com os pesquisadores, o índice de aprovação líquido do republicano (-4) o transforma no único presidente da história moderna dos Estados Unidos a começar seu mandato com margem negativa.

Trump se distancia muito de seu antecessor na Casa Branca, o democrata Barack Obama, que iniciou sua presidência em 2009 com um índice de aprovação líquido de 34%.

Além disso, 32% dos entrevistados acreditam que o republicano demonstrou em seu primeiro mês na presidência não estar apto a exercer o cargo, enquanto 30% consideram que Trump teve um "grande começo".

Outros 24% afirmam que teve um "começo variado", e 14% opinam que o início de seu mandato foi "ruim".

A pesquisa, que tem uma margem de erro de 3,1%, é divulgada dois dias antes de Trump se apresentar a uma sessão conjunta do Congresso americano para expor suas prioridades legislativas e governamentais.

O primeiro mês de Trump no poder foi marcado por seus polêmicos decretos, como o veto temporário a cidadãos de sete países de maioria muçulmana --atualmente bloqueado nos tribunais--, o caos de seu governo e seus constantes ataques à imprensa.