Topo

Refugiados chegam dos EUA ao Canadá em meio a tempestade de neve

26.fev.2017 - Refugiados da Somália cruzam dos EUA para o Canadá, na cidade de Emerson - John Woods/The Canadian Press via AP
26.fev.2017 - Refugiados da Somália cruzam dos EUA para o Canadá, na cidade de Emerson Imagem: John Woods/The Canadian Press via AP

Em Toronton

08/03/2017 20h14

Pelo menos 19 pessoas, entre elas uma mulher grávida e vários menores, cruzaram ilegalmente a fronteira entre Estados Unidos e Canadá nas últimas 24 horas para solicitar refúgio durante uma das piores tempestades de neve da temporada, informaram nesta quarta-feira autoridades canadenses.

Um porta-voz da cidade fronteiriça de Emerson, no Canadá, declarou a veículos de imprensa locais que na noite de terça-feira duas pessoas cruzaram a fronteira a pé e hoje outras 17 conseguiram entrar no país.

Os refugiados, em sua maioria provenientes de países africanos, chegaram ao Canadá no meio de uma tempestade, com rajadas de vento de até 83 km/h e temperaturas de até -26ºC, que obrigou o fechamento de várias estradas e postos fronteiriços nas regiões centrais de EUA e Canadá.

Pelo menos um dos refugiados ficou ferido, com um braço quebrado, ao atravessar a pé a fronteira entre os dois países.

Nos últimos meses, o Canadá teve um substancial aumento das solicitações de refúgio de pessoas procedentes dos EUA e que entram de forma ilegal no país.

Segundo números divulgados nas últimas horas pelas autoridades canadenses, só a província do Québec recebeu em fevereiro seis vezes mais solicitações de refúgio que no mesmo mês do ano anterior.

Já Ottawa mantém um acordo com Washington que praticamente torna impossível que uma pessoa solicite refúgio no Canadá se for procedente dos EUA, exceto se o solicitante entrar de forma ilegal no país.