Topo

Trump demite promotor federal de Nova York que se negou a renunciar

Da EFE

11/03/2017 17h28

O promotor federal do Distrito Sul de Nova York, Preet Bharara, foi demitido neste sábado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após ter resistido a renunciar ao cargo como tinha sido ordenado pelo Departamento de Justiça.

"Não renunciei. Há alguns instantes fui demitido", anunciou o próprio Bharara em sua conta pessoal no Twitter.

Bharara foi um dos 46 promotores federais nomeados pelo governo do ex-presidente Barack Obama que deveriam renunciar após ordem divulgada ontem pelo Departamento de Justiça.

A troca dos promotores federais é algo habitual quando há uma mudança na Presidência, sobretudo se há alteração do partido no poder, mas Bharara estava em uma situação particular. Em novembro do ano passado, quando já estava eleito, mas ainda não tinha assumido o cargo, Trump pediu ao promotor que continuasse depois de sua posse, uma proposta aceita por Bharara.

O promotor se reuniu em novembro na Trump Tower com o presidente e explicou aos jornalistas o pedido para que continuasse no cargo. Segundo Bharara, o novo secretário de Justiça dos EUA, Jeff Sessions, também solicitou que ele seguisse no Distrito Sul.

Por enquanto, não se sabe porque Trump e Sessions mudaram de ideia. A imprensa local especula como razão os intensos confrontos entre o governo e o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, padrinho político de Bharara.

A Promotoria do Distrito Sul de Nova York é responsável por várias regiões da cidade, incluindo Manhattan. O escritório de Bharara lida com casos de terrorismo internacional, narcotráfico e fraudes nas bolsas de valores em Wall Street.

O promotor recebeu nos últimos anos muita atenção do país pela luta contra a corrupção. Vários líderes democratas de Nova York e banqueiros foram presos após ações de Bharara.

A equipe do promotor trabalhava em um caso contra um colaborador do governador de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, e em uma investigação sobre pessoas ligadas ao prefeito da cidade, o também democrata Bill de Blasio.