Topo

Suspeito de ataque teve asilo negado e tinha ordem de expulsão da Suécia

09/04/2017 09h41Atualizada em 09/04/2017 10h28

Estocolmo, 9 abr (EFE).- O suposto autor do atentado da última sexta-feira com um caminhão no centro de Estocolmo, na Suécia, é um solicitante de asilo do Uzbequistão cujo pedido tinha sido rejeitado e que tinha uma ordem de expulsão do país escandinavo desde fevereiro deste ano, informou neste domingo a polícia sueca.

As autoridades também revelaram que o suspeito mostrou simpatia pelo Estado Islâmico (EI) nas redes sociais e que os quatro mortos no ataque são dois suecos, um britânico e um belga.

Várias pessoas foram interrogadas e permanecem sob custódia, declarou Jan Evensson, da polícia de Estocolmo, que, no entanto, não quis confirmar se algum deles foi indiciado, como publicaram os tabloides suecos "Aftonbladet" e "Expressen".

O suspeito, um uzbeque de 39 anos que foi capturado poucas horas depois do atentado, pediu asilo na Suécia em 2014, mas sua petição foi rejeitada em junho de 2016 pelo departamento de imigração do país.

Esse mesmo órgão foi quem comunicou ao suspeito, em dezembro do ano passado, que ele deveria abandonar o país de forma voluntária. No entanto, como o homem não procedeu desta maneira, o caso passou a ser de responsabilidade da polícia, que em 24 de fevereiro emitiu uma ordem de expulsão.

A polícia sueca, que não deu mais detalhes sobre as vítimas por respeito aos familiares, mantém um forte esquema de segurança em vários lugares do país onde pode haver grande concentração de pessoas, mas descartou a existência de "risco concreto" de mais atentados.

O ministro de Assuntos Exteriores de Bélgica, Didier Reynders, já havia informado horas antes que um cidadão de seu país estava entre as vítimas do ataque.

Dez pessoas permanecem hospitalizadas por causa do ataque, algumas delas em estado muito grave. O suspeito de ser o autor do atentado foi indiciado ontem por homicídio com motivação terrorista.