Topo

Novas fotos mostram que Coreia do Norte estaria pronta para teste nuclear

13.abr.2017 - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, observa uma competição de tiro ao alvo do Exército da Povo da Coreia - KCNA/Reuters
13.abr.2017 - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, observa uma competição de tiro ao alvo do Exército da Povo da Coreia Imagem: KCNA/Reuters

Em Seul

13/04/2017 01h39

Fotos feitas por satélite mostram que a base nuclear norte-coreana estaria "preparada" para um novo teste, publicou nesta quinta-feira (13) um portal especializado em Coreia do Norte, algo que se acontecer aumentaria ainda mais a tensão que já se respira na península.

As imagens, tiradas na véspera e analisadas hoje pelo site 38north, mostram que na base de Punggye-ri "persiste atividade no portão norte (onde foram feitos os últimos testes norte-coreanos), nova atividade na zona administrativa principal e pessoal reunido no centro de comando das instalações".

A análise indica que o volume de água que foi drenada nas últimas semanas para manter seco o túnel da galeria norte foi reduzido nos últimos dez dias.

Também não se viram mudanças nas montanhas de resíduo mineral, pelo qual o processo de escavação já estaria concluído na base situada no condado de Kilju (nordeste).

Os especialistas estão há semanas alertando da contínua atividade em Punggye-ri e temem que a Coreia do Norte possa fazer em breve seu sexto teste nuclear, especialmente pela proximidade de datas importantes para o regime.