Topo

Trump afirma que Kim Jong-un é "muito esperto" e não exclui opção militar

O presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista ao programa "Face the Nation", da CBS - Reprodução/ CBS
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista ao programa "Face the Nation", da CBS Imagem: Reprodução/ CBS

Em Washington

30/04/2017 14h11

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, qualificou neste domingo (30) o líder norte-coreano Kim Jong-un como "um cara muito esperto", e reforçou que a opção militar continua sobre a mesa perante as contínuas provocações de Pyongyang.

"Mesmo muito jovem, foi capaz de assumir o poder. Muita gente, tenho certeza, tentou tirá-lo do poder", disse Trump em uma entrevista ao programa "Face the Nation" da emissora "CBS".

"E foi capaz de mantê-lo. Portanto obviamente é um cara muito esperto", acrescentou o governante.

Sobre os testes de mísseis balísticos do regime da Coreia do Norte, Trump ressaltou que está trabalhando com o presidente chinês, Xi Jiping, um dos poucos interlocutores que Pyongyang escuta, para diminuir as tensões.

"Se ele preparar um teste nuclear, não ficarei feliz. E não acredito que Xi, que é um homem muito respeitado, fique feliz", afirmou Trump, que completou neste final de semana cem dias no poder.

Sobre a possibilidade de que os EUA recorram a uma solução militar perante as ações do regime norte-coreano, o presidente americano foi lacônico: "Não sei, já veremos".

Pyongyang realizou neste sábado um novo teste de um míssil balístico que aparentemente explodiu minutos depois de seu lançamento, segundo fontes militares sul-coreanas e dos EUA.

Washington pediu ajuda à China para levar Pyongyang de volta a uma mesa de negociação, mas sem descartar uma ação militar.

No início deste mês, Pequim pediu "prudência" a todas as partes após outro lançamento de míssil balístico por parte da Coreia do Norte.