Topo

Tóquio envia apoio a navio americano em plena tensão com Pyongyang

O maior porta-helicópteros do Japão, enviado para escoltar um navio americano - Ren Onuma/Kyodo News via AP
O maior porta-helicópteros do Japão, enviado para escoltar um navio americano Imagem: Ren Onuma/Kyodo News via AP

Em Tóquio

01/05/2017 04h27

O Japão enviou nesta segunda-feira (1º) seu maior porta-helicópteros para escoltar um navio americano na região oriental do país, em pleno período de tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte.

O destróier Izumo das Forças de Auto Defesa (Exército) do Japão, que permite a decolagem e aterrissagem simultânea de cinco helicópteros, partiu hoje para o Pacífico desde a base naval de Yokosuka, a sudoeste de Tóquio, informaram fontes da Defesa citadas pela rede pública japonesa "NHK".

O navio de 19.500 toneladas escoltará um barco de fornecimentos dos EUA até a região de Shikoku, no oeste do país, antes de fazer uma viagem de três meses, na qual representa sua primeira missão destas caraterísticas em mais de 70 anos.

Izumo apoiará a embarcação americana, encarregada de fornecer combustível e outros suportes aos navios americanos que se encontram na região, incluindo o porta-aviões de propulsão nuclear Carl Vinson e sua frota de ataque.

O envio do porta-helicópteros japonês é o primeiro que o país realiza para prestar apoio a tropas aliadas desde 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial.