Topo

Coreia do Norte confirma sucesso em lançamento de novo tipo de míssIl

Imagem divulgada domingo (14) pela agência oficial de notícias da Coreia do Norte mostra teste de míssil em local não identificado - KCNA via AFP
Imagem divulgada domingo (14) pela agência oficial de notícias da Coreia do Norte mostra teste de míssil em local não identificado Imagem: KCNA via AFP

Em Seul

15/05/2017 01h07

A Coreia do Norte confirmou nesta segunda-feira (15) o lançamento com sucesso de um novo tipo de míssil balístico de médio a longo alcance batizado como Hwasong 12, capaz de levar uma ogiva nuclear "de grande tamanho", informou a agência estatal norte-coreana "KCNA".

O líder do regime, Kim Jong-un, esteve presente no lançamento deste domingo que, segundo detalhou a agência, aconteceu às 4h58 (horário local, 17h28 de sábado em Brasília).

Pyongyang fez o lançamento com o fim de "verificar as especificações táticas e técnicas do recém desenvolvido míssil balístico capaz de levar uma ogiva nuclear pesada de grande tamanho".

"O projétil atingiu com precisão seu alvo em águas abertas a 787 quilômetros depois de voar a uma altura máxima de 2.111 quilômetros ao longo de sua órbita de voo prevista", detalhou a "KCNA".

Observando a operação, Kim advertiu aos Estados Unidos de que "não deveria ignorar ou subestimar a realidade de que seu território e suas operações na região do Pacífico estão na mira de fogo" da Coreia do Norte, segundo declarações citadas pela agência estatal.

O líder norte-coreano ordenou aos cientistas e técnicos que continuem desenvolvendo continuamente armas nucleares mais precisas e diversas, e meios de ataque nuclear".

A Coreia do Norte advertiu os EUA de que se "tentar provocá-la", não escapará do pior "desastre da história".