Topo

Acusado escapa de tribunal da Indonésia pela janela do banheiro

Foto divulgada pela polícia da Indonésia do peruano Jose William Salazar Ortiz - Polícia da Indonésia/ AFP
Foto divulgada pela polícia da Indonésia do peruano Jose William Salazar Ortiz Imagem: Polícia da Indonésia/ AFP

Em Jacarta

17/05/2017 05h55

Um peruano acusado de roubar dinheiro de diversos caixas eletrônicos na Indonésia, escapou de um tribunal da ilha de Bali pela janela do banheiro e continua foragido no país asiático, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (17) pelas fontes oficiais.

Jose William Salazar Ortiz foi levado ao tribunal para conhecer o veredito do juiz, quando pediu aos agentes que cuidavam da sua custódia permissão para ir ao banheiro.

Demorando mais que o habitual, a polícia arrombou a porta e descobriu que o peruano tinha fugido por uma janela.

Ismi Rahayu, chefe das Relações Públicas da Polícia de Bali, confirmou a fuga, mas se negou a responder outras perguntas.

"A polícia só tem a responsabilidade de capturá-lo, o motivo dele ter escapado está além da jurisdição da polícia", disse Rahayu.

A Embaixada do Peru confirmou o fato e disse que está em "contato permanente" com as autoridades da Indonésia, que já alertaram rodoviárias e aeroportos sobre a identidade do fugitivo.

Salazar é um dos três peruanos presos em janeiro por supostamente roubar cerca de 34 mil euros (cerca de R$ 117 mil) de vários caixas eletrônicos em Dempassar (Bali) e Surabaia (Java), segundo a imprensa local.

Os três suspeitos, Salazar, Roberto Castro de la Cuba e Frankho Pizarro Solano podem ser condenados até nove anos de prisão.