Topo

Coreia do Norte diz estar pronta para testar míssil intercontinental

Imagem divulgada pela agência oficial norte-coreana KCNA mostra teste de míssil balístico em local não identificado na Coreia do Norte - KCNA via AFP
Imagem divulgada pela agência oficial norte-coreana KCNA mostra teste de míssil balístico em local não identificado na Coreia do Norte Imagem: KCNA via AFP

Em Seul

31/05/2017 07h13

A Coreia do Norte afirmou, nesta quarta-feira (31), que está pronta para realizar um teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM) "a qualquer momento", no dia seguinte do ensaio de intercepção deste tipo de projétil feito pelos Estados Unidos.

As Forças Armadas norte-coreana "estão prontas para a realização de um teste real de um ICBM a qualquer momento e lugar, apenas aguardando uma ordem do líder supremo" Kim Jong-un, segundo diz um artigo do jornal "Rodong Sinmun", meio oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.

O próprio Kim Jong-un disse em seu anúncio de Ano Novo que o país estava na fase final do desenvolvimento de um míssil deste tipo, que que no futuro pode alcançar o território americano com uma arma nuclear, o que daria ao regime de recurso importante para sua sobrevivência.

No texto divulgado pela agência estatal "KCNA" e em que o regime de Pyongyang analisa o teste americano, os norte-coreanos afirmam que nenhuma força estrangeira poderá frear os avanços do país asiático, "uma potência nuclear e de mísseis no Oriente".

A Coreia do Norte disse que seguirá fortalecendo sua capacidade de "autodefesa" diante da "política hostil" dos EUA e advertiu que o governo do presidente Donald Trump tome "a decisão correta" já que se encontra "entre a vida e a morte".

A mensagem de Pyongyang chega um dia depois de Washington ter realizado, com sucesso, em sua costa ocidental um teste de intercepção de um míssil balístico intercontinental, no meio da crescente tensão militar com a Coreia do Norte.