Topo

Eleições gerais no Reino Unido, antecipadas por Theresa May, já começaram

Mulher deposita voto em garagem usada como sessão de votação na Grande Londres - Hannah Mckay/Reuters
Mulher deposita voto em garagem usada como sessão de votação na Grande Londres Imagem: Hannah Mckay/Reuters

Em Londres

08/06/2017 04h10

Os cerca de 40 mil colégios eleitorais onde são esperados 46,9 milhões de britânicos para votarem nas eleições gerais do Reino Unido abriram nesta quinta-feira (8) suas portas às 7h (horário local, 3h de Brasília), em uma jornada que vai durar até as 22h (horário local, 18h de Brasília).

Os dois principais candidatos a chefe de governo, a atual primeira-ministra, a conservadora Theresa May, que convocou as eleições de maneira antecipada, e o líder do opositor Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, votarão nos seus respectivos distritos durante a manhã.

Em alguns dos colégios, que foram habilitados principalmente em centros comunitários ou escolas do país, entre outras instalações, se dispuseram maiores medidas de segurança, por causa do atentado terrorista ocorrido no último sábado (3) em Londres, que deixou oito mortos, segundo a BBC.

Os primeiros resultados das eleições devem ser divulgados a partir da meia-noite no horário local (20h em Brasília).

Quais são as principais questões nas eleições gerais do Reino Unido?

Reuters

Em pesquisa realizada pela empresa Opinium, divulgada na quarta-feira (7) pela BBC, o partido do governo contava com o apoio de 43% dos eleitores, contra 36% da formação liderada pelo esquerdista Corbyn.

No entanto, outras pesquisas divulgadas nos últimos dias indicavam que a distância entre os dois grandes partidos caiu, deixando a disputa quase empatada.

Theresa May convocou, de surpresa, no último dia 18 de abril, as eleições gerais, antecipando-as em três anos, quando as pesquisas apontavam ampla vantagem do seu partido -- vantagem que foi sendo reduzida durante a campanha.

A primeira-ministra explicou que decidiu adiantar o calendário eleitoral para que o Reino Unido pudesse contar com uma liderança estável em relação às negociações sobre a saída do país da União Europeia (UE) ou Brexit.

O Reino Unido tem um sistema eleitoral de maioria simples, em que cada uma das circunscrições é ganha pelo candidato que consegue a maioria dos votos e descarta o resto.