Topo

China procura 93 desaparecidos após deslizamento que deixou 10 mortos

25/06/2017 07h53

(Atualiza com novas cifras).

Xangai (China), 25 jun (EFE).- Uma equipe formada por cerca de 3.000 efetivos procura os possíveis sobreviventes do deslizamento que no sábado soterrou uma aldeia da província de Sichuan, no sudoeste da China, deixando pelo menos 10 mortos e 93 desaparecidos.

Segundo o deputado da Prefeitura Autônoma de Aba, Xu Zhiwen, até as 14h deste domingo (horário local, 3h de Brasília) dez pessoas tinham sido encontradas mortas. Outras 15 foram tiradas das listas de desaparecidos já que não estavam na aldeia de Xinmo quando ocorreu o acidente.

Assim se atualiza o número de desaparecidos para 93, ainda que as cifras variem com cada nova atualização. De fato, anteriormente se tinha ventilado uma cifra de 15 mortos que agora foi reduzida a dez.

As autoridades locais publicaram hoje uma lista com os nomes das pessoas que poderiam estar sob os escombros e pediu aos cidadãos que deem pistas que possam facilitar seu resgate, informou a agência oficial "Xinhua".

A tragédia aconteceu depois que a parte alta de uma montanha caiu sobre a aldeia de Xinmo, por volta das 6h (horário local, 19h de sexta-feira), por causa das intensas chuvas na região.

Os membros das equipes de resgate estão varrendo a região com detectores de vida e cachorros rastreadores, mas não têm encontrado novos sinais de sobreviventes.

"Não vamos desistir enquanto houver um pouco de chance", disse um resgatista.

No entanto, segundo especialistas em geologia que estão no local, a possibilidade de sobrevivência das pessoas soterradas é realmente pequena.

Até o momento apenas três pessoas de uma mesma família foram resgatadas cinco horas após o deslizamento de terra, e levadas a um hospital sem ferimentos graves.

Pelo menos 62 casas foram soterradas, enquanto que dois quilômetros do leito de um rio e 1.600 metros de uma estrada ficaram sob as rochas.

Nesta época do ano são frequentes as chuvas torrenciais na China e é comum que aconteçam inundações, deslizamentos e novas catástrofes motivadas por fenômenos meteorológicos.