Topo

Adolescente alemã é identificada entre militantes do Estado Islâmico detidos no Iraque

Linda Wenzel fugiu para a Síria em 2016 - Reprodução/Twitter Vian Dakhil
Linda Wenzel fugiu para a Síria em 2016 Imagem: Reprodução/Twitter Vian Dakhil

Em Berlim

22/07/2017 11h19

A procuradoria da Alemanha informou neste sábado (22) que identificou uma estudante alemã de 16 anos entre as jihadistas detidas na semana passada na cidade de Mossul, no Iraque, após sua libertação do Estado Islâmico (EI).

Fontes da procuradoria de Dresden, no leste do país, citadas pelos meios de comunicação locais, assinalaram que jovem está sendo atendida pela embaixada alemã no Iraque.

O rastro da adolescente, identificada como Linda Wenzel, foi perdido no verão de 2016, pouco depois de sua conversão ao islã.

Linda supostamente entrou em contato através da internet com partidários do grupo terrorista Estado Islâmico e, segundo o jornal "Die Welt", deixou a Alemanha via Frankfurt com destino à Turquia para, dali, cruzar a fronteira com a Síria.

A jovem estava entre as 20 mulheres jihadistas detidas pelas forças de segurança iraquianas na recém libertada Mossul, em um grupo que tinha se escondido em um túnel e no qual, segundo o jornal, havia outras quatro alemãs e também mulheres de Rússia, Turquia, Canadá, Líbia, Cáucaso e Síria.

Após ser informada da detenção, a procuradoria de Dresden abriu nesta semana uma investigação para comprovar as identidades das mulheres.

Anteriormente as autoridades haviam iniciado uma investigação sobre Linda por suspeitas de participação em preparativos de atentado contra a segurança do país, mas seu desaparecimento provocou o arquivamento do caso.

O governo iraquiano anunciou a libertação de Mossul no último dia 10 de julho, três anos depois de sua ocupação pelo Estado Islâmico.