Topo

Suíça lança ordem de captura internacional contra agressor da motosserra

Policial isola local do crime em Schaffhausen, an Suíça - Michael Buholzer/ AFP
Policial isola local do crime em Schaffhausen, an Suíça Imagem: Michael Buholzer/ AFP

Em Genebra

25/07/2017 09h32

A Suíça emitiu nesta terça-feira (25) uma ordem de captura internacional para tentar deter o homem que agrediu ontem, com uma motosserra, duas pessoas na cidade de Schaffhausen, no norte do país e próxima da fronteira com a Alemanha, e seu paradeiro segue desconhecido.

O homem, de 51 anos, e cuja identidade é conhecida dos serviços de segurança, fugiu após o ataque e segue desaparecido, mesmo com o grande dispositivo de segurança acionado para sua captura.

O indivíduo está sendo procurado intensamente tanto pela polícia de Schaffhausen, como pelas dos cantões vizinhos de Zurique e Thurgovie.

Além disso, os agentes suíços contam com a ajuda da polícia alemã, devido à proximidade de Schaffhausen com a fronteira do país vizinho.

Dos cinco agredidos, um foi ferido com gravidade e, após ser operado no hospital, permanece em observação, mas não corre risco de morte.

Esta vítima é um funcionário do plano de saúde privado CSS e, aparentemente, era o principal alvo do agressor, que era cliente da empresa, enquanto outro profissional da companhia foi ferido de forma leve e já deixou o hospital.

Outros dois clientes que se encontravam nos escritórios do CSS no momento da agressão sofreram choque pós-traumático, e uma quinta pessoa ficou ferida gravemente após a intervenção da polícia.

As forças de segurança divulgaram hoje pela manhã uma foto do agressor, que foi feita minutos antes de ele entrar nos escritórios da CSS, na qual é possível vê-lo portando uma grande bolsa de plástico, onde se supõe que estava a motosserra.

suica ataque motossera - Polícia de Schaffhausen/ AFP - Polícia de Schaffhausen/ AFP
Imagem divulgada pela polícia de Schaffhausen mostra o suspeito levando uma bolsa momentos antes do ataque
Imagem: Polícia de Schaffhausen/ AFP

Após o ataque, o agressor fugiu com um carro, que pouco depois foi abandonado.

O homem já foi condenado duas vezes em 2014 e 2016 nos cantões de Berna e Lucerna, respectivamente, por violações da lei sobre armas.

O procurador que investiga o caso o definiu ontem como um "marginal" que vivia na floresta ultimamente.

A polícia suíça descartou ontem que a agressão tivesse qualquer relação com um ataque terrorista.

ataque serra eletrica suíça - Polícia de Schaffhauser - Polícia de Schaffhauser
Polícia de Schaffhauser divulga foto do suspeito de realizar ataque com serra elétrica
Imagem: Polícia de Schaffhauser