Topo

Vídeo de supostos maus-tratos a pandas em zoo gera polêmica na China

Cuidadores do zoológico jogam violentamente os pandas no chão em vídeo divulgado na internet - Reprodução/Youtube @Татьяна Тютюнова
Cuidadores do zoológico jogam violentamente os pandas no chão em vídeo divulgado na internet Imagem: Reprodução/Youtube @Татьяна Тютюнова

Em Pequim

28/07/2017 10h35

Imagens vazadas que mostram cuidadores empurrando violentamente e jogando pandas no chão se espalharam nas redes sociais da China, o que gerou fortes críticas e obrigou o zoo a investigar o caso.

No vídeo, dois profissionais arremessam os animais com força no chão e os empurram em um dos espaços da Base de Pesquisa e Criação de Panda de Chengdu, no sudoeste do país, a principal reserva destes animais, que são considerados um verdadeiro símbolo nacional. A publicação dos vídeos em redes sociais chinesas, como Weibo (equivalente ao Twitter), gerou milhares de críticas, o que levou a reserva a interrogar os cuidadores, revelou a imprensa oficial chinesa nesta sexta-feira.

Os protagonistas alegaram que um dos pandas se comportou violentamente quando eles tentaram alimentar os filhotes e, por isso, eles agiram em legítima defesa.

"Ele mordeu a minha mão e começou a sangrar. Quando tentou me morder outra vez, eu o empurrei instintivamente. Quando (os pandas) estão contentes atuam com normalmente, mas se percebem algum estímulo externo podem reagir de forma bastante violenta", contou o cuidador, Guo Jingpeng, em declarações divulgadas pela agência "Xinhua".

Cuidador do zoológico mostra seus ferimentos para jornalistas - AFP - AFP
Cuidador do zoológico mostra seus ferimentos para jornalistas
Imagem: AFP


Wu Kongju, especialista da reserva, afirmou que, às vezes, os pandas podem sim ter reações muito exageradas.

"Ainda que parecem animais calmos, são bastante fortes e podem ser violentos", afirmou.

Apesar das explicações, a reserva pediu que os cuidadores sejam mais cautelosos na hora de responder os animais, já que, por vezes, eles simplesmente querem brincar.

A China, único habitat natural de pandas, tem 2.100 exemplares, sendo que 1.800 vivem em liberdade.

Em setembro de 2016, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) retirou o panda da lista de espécies em risco de extinção para cataloga-lo como espécie "vulnerável".