Topo

Coreia do Norte ameaça responder novas sanções com "mar de fogo"

Foto: AFP
Imagem: Foto: AFP

Em Seul

06/08/2017 02h25

A Coreia do Norte ameaçou neste domingo (06) responder com "um mar de fogo" a ações militares ou sanções contra o país, um dia após a adoção de novas medidas de pressão sobre Pyongyang por parte do Conselho de Segurança (CS) da ONU.

As ameaças foram feitas através de editorial no jornal oficial norte-coreano "Rodong Sinmun". O artigo acusa os Estados Unidos e seus aliados de manterem uma política "hostil" contra o país e de arriscar-se à "autodestruição", destacando a necessidade de que a Coreia do Norte conte com armas nucleares para se defender.

"O empenho do grupo de Trump em continuar neste atoleiro só terá como consequência motivar mais o nosso Exército, e dar mais razões à República Popular Democrática da Coreia (nome oficial do país) para possuir armas nucleares", afirmou o jornal do Partido dos Trabalhadores norte-coreano.

"A capacidade de começar uma potente guerra dissuasória é uma escolha estratégica de defesa para nosso povo, que já atravessou um conflito bélico horrendo", acrescentou o editorial.

ONU aprova novas sanções contra a Coreia do Norte

Band Notí­cias

Mensagem de unidade

As sanções adotadas no sábado pela ONU elevam a pressão ao regime liderado por Kim Jong-un com vetos a vários setores da sua economia e enviam uma mensagem de unidade contra a ameaça "global" que representa seus testes com mísseis.

Os 15 países do organismo adotaram por unanimidade uma resolução que há um mês era negociada e que reduz em US$ 1 bilhão por ano os investimentos que o regime de Pyongyang obtém com suas exportações. Concretamente, o texto inclui o veto às exportações de carvão, de ferro, chumbo e mariscos.