Topo

Coreia do Norte pede a países latino-americanos para não romper relações

Ed Jones/ AFP
Imagem: Ed Jones/ AFP

Em Seul

19/08/2017 04h29

A Coreia do Norte pediu neste sábado (19) a vários países latino-americanos para não romper os laços que mantêm com o Estado asiático e condenou a recente petição formulada por Washington para que deixem de manter relação alguma com Pyongyang.

"Semelhante comportamento coercitivo dá mostra de um egoísmo e arrogância extrema por parte dos Estados Unidos", afirmou um porta-voz da Chancelaria norte-coreana citada hoje em um artigo da agência estatal "KCNA" a respeito da recente solicitação planejada pelo vice-presidente estado-unidense, Mike Pence.

Durante uma visita a Santiago, Pence pediu abertamente a Chile, Brasil, México e Peru que cortem todo tipo de relação diplomática e comercial com a Coreia do Norte.

Segundo o porta-voz que a "KCNA" entrevistou, o comportamento de Washington é uma mostra de intervencionismo em assuntos domésticos de estados soberanos e constitui uma violação do direito internacional que tão somente "procura lograr benefícios (para os EUA) sacrificando no caminho o resto do mundo".

O porta-voz norte-coreano assegurou que o regime de Kim Jong-un continuará melhorando suas relações com diversos países se baseando no princípio de amizade, autossuficiência e paz.

Também pede às quatro nações para rejeitar esta petição assegurando que "todos os países cairão vítimas do intervencionismo americano no âmbito da política doméstica se cumprirem ou aprovarem tacitamente as sanções do Conselho de Segurança da ONU impulsionadas pelos EUA".