Topo

Ex-diretor da Odebrecht diz que financiou campanhas em eleições na Venezuela

Homem passa por construção com o logo da Odebrecht em Caracas, na Venezuela - Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Homem passa por construção com o logo da Odebrecht em Caracas, na Venezuela Imagem: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

14/10/2017 16h32

Bogotá, 14 out (EFE).- Euzenando Prazeres de Azevedo, que foi presidente de Odebrecht na Venezuela, afirmou que financiou a campanha do dirigente chavista Diosdado Cabello nas eleições regionais de 2008 ao governo do estado Miranda, segundo um vídeo divulgado neste sábado pela ex-procuradora-geral Luisa Ortega.

"Tenho uma relação de candidatos com os quais contribuímos de 2004 a 2013 e fiz uma lista com vários candidatos aqui. Por exemplo, no município Los Teques, ou o candidato a governador (em 2008, no estado Miranda), o senhor Diosdado Cabello", confessa Azevedo no vídeo, gravado em 15 de dezembro de 2016.

O ex-diretor começa dizendo que, "como o presidente (Hugo) Chávez era um ser político, a Venezuela viveu durante todos os anos, exceto 2009 e 2011, processos eleitorais" não só à Presidência, mas também para governos estaduais e prefeituras.

"Pelo tamanho da Odebrecht e a presença da Odebrecht na Venezuela, sempre buscávamos contribuir com essas campanhas e contribuímos com muitas delas, especialmente naqueles estados e municípios onde fazíamos obras", acrescentou Azevedo.

O objetivo era o de "manter a fluidez das relações a nível municipal e estadual", apesar de serem entidades que não "tinham poder para intervir no processo federal".

No entanto, essas administrações influíam "nos processos burocráticos", como a expedição de licenças ambientais ou o fechamento de ruas. Por isso, a empresa começou a fazer suas contribuições.

Azevedo dá uma lista de candidatos que receberam ajuda financeira. Entre eles, menciona um candidato a prefeito do município de Los Teques, capital de Miranda; e Cabello, governador desse mesmo estado entre 2004 e 2008 e que não conseguiu se reeleger.

O empresário também reconhece ter financiado as campanhas do candidato a governador do estado Zulia Giancarlo de Martino, "que tampouco ganhou", bem como do ex-ministro da Agricultura e candidato a governador de Miranda, Elías Jagua, que também perdeu em 2012.

Finalmente, o ex-diretor da Odebrecht na Venezuela conclui a lista de candidatos financiados com o opositor Pablo Pérez, que foi eleito governador de Zulia em 2008.