Topo

Mattis promete "resposta militar em massa" a eventual ataque nuclear

Secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, em discurso em Seul, na Coreia do Sul - Jung Yeon-Je/AFP Photo
Secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, em discurso em Seul, na Coreia do Sul Imagem: Jung Yeon-Je/AFP Photo

Em Seul

28/10/2017 02h26

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, disse neste sábado (28), em declaração direcionada à Coreia do Norte, que qualquer ataque nuclear ao território do seu país ou ao dos seus aliados receberá uma "resposta militar em massa".

"Não se enganem, qualquer ataque aos Estados Unidos, ou aos seus aliados, será derrotado", disse Mattis ao final da reunião consultiva que Washington e Seul realizam anualmente, após a qual afirmou que "qualquer uso de armas nucleares encontrará uma resposta militar em massa", segundo a agência de notícias "Yonhap".

"A Coreia do Norte aumentou suas ameaças e acelerou seus programas de armas inutilmente", afirmou Mattis, advertindo que, em caso de ataque, o Exército de Pyongyang não seria rival para a defesa combinada de Washington e Seul.

A aliança das duas potências é a "pedra fundamental" dos esforços para resistir os atos desestabilizadores da Coreia do Norte, que está reduzindo sua própria segurança com ameaças nucleares, afirmou o principal responsável do Pentágono.

Mattis se mostrou, apesar disso, contra o desdobramento de armas nucleares táticas na Coreia, alegando os esforços globais pela não proliferação deste tipo de força, cujo máximo expoente, a Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares, foi reconhecida este ano com o Nobel da Paz.