Topo

Primeiros casamentos homossexuais na Austrália serão no início de janeiro

Primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull aplaude a decisão do parlamento pela aprovação do casamento entre pessoas de mesmo sexo - Sean Davey/AFP Photo
Primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull aplaude a decisão do parlamento pela aprovação do casamento entre pessoas de mesmo sexo Imagem: Sean Davey/AFP Photo

Em Sydney

08/12/2017 00h38

O governador-geral da Austrália, Peter Cosgrove, assinou nesta sexta-feira (8) a lei para legalizar os casamentos homossexuais - o que permitirá que este tipo de união possa ser celebrado a partir de 9 de janeiro de 2018.

O primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, e o procurador-geral, George Brandis, apresentaram o documento ao representante da rainha Elizabeth II na Austrália para completar o processo para aprovar a nova lei, no dia seguinte que foi aprovada pelo Parlamento.

O projeto para modificar a Lei de Matrimônios de 1961, que foi alterada em 2004 para especificar que esta união seja exclusiva entre uma mulher e um homem, recebeu ontem sinal verde da Câmara Baixa, uma semana depois de ter sido aprovado pelo Senado.

A lei reconhecerá, a partir da meia-noite, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo que sejam realizados no exterior, enquanto os casais que se casem no país sob a lei, deverão notificar suas intenções com um mês de antecipação.

O debate no Parlamento, que esteve marcado pelas emoções pessoais dos legisladores e até mesmo provocou um pedido de casamento por parte do deputado liberal Tim Wilson ao seu companheiro, aconteceu após a realização de uma pesquisa postal não vinculativa onde o "sim" venceu com mais de 61%.

A pesquisa foi convocada por Turnbull, cumprindo uma promessa eleitoral após fracassar suas tentativas para que o Parlamento aprovasse um referendo sobre a matéria pela oposição dos trabalhistas e o Partido Verde.