Topo

Terremoto foi sentido na Guatemala com magnitude 7,5 e sem alerta de tsunami

10/01/2018 03h45

Cidade da Guatemala, 10 jan (EFE).- A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) da Guatemala informou na terça-feira que no norte do país foi sentida com uma magnitude de 7,5 o terremoto que atingiu as costas de Honduras e Cuba, sem informar sobre danos ou alerta de tsunami até o momento.

O epicentro do tremor registrado às 20h51 (horário local, 0h51 de Brasília, desta quarta-feira) ficou a 606 quilômetros do departamento de Izabal, afirmou a Conred.

"Delegados da Conred monitoram os departamentos ao norte do país onde houve sensibilidade, sem denunciar danos até agora", expressou o porta-voz Julio Sánchez.

Até o momento, destacou, não foi emitido nenhum alerta de tsunami para a Guatemala, "no entanto estão monitorando a costa atlântica já que poderiam registrar mudanças nos níveis das ondas".

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), com uma magnitude de 7,6 graus na escala Richter, "um forte terremoto" atingiu as áreas de Honduras e Cuba e provocou um alerta de tsunami que poderia afetar Porto Rico e Ilhas Virgens.