Topo

Trump solicita a organização do primeiro desfile militar nos EUA desde 1991

Trump pede "uma comemoração em que todos os americanos possam mostrar sua gratidão (aos militares)" - Foto: AFP
Trump pede "uma comemoração em que todos os americanos possam mostrar sua gratidão (aos militares)" Imagem: Foto: AFP

07/02/2018 01h41

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Pentágono que organize um desfile militar no país, o primeiro desde 1991, segundo informação divulgada na terça-feira pela Casa Branca.

Trump "pediu ao Pentágono que realize uma comemoração em que todos os americanos possam mostrar sua gratidão (aos militares)", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Um porta-voz do Pentágono, Charlie Summers, explicou à "CNN" que o processo de planejamento está no "início" e que as prováveis datas estão sendo "examinadas" para o desfile.

Os Estados Unidos não organizam um desfile militar de grande escala desde junho de 1991, após vencer a primeira Guerra do Golfo e com George Bush na Casa Branca.

Naquela ocasião, 8,8 mil militares desfilaram pelo centro de Washington atraindo cerca de 200 mil espectadores, segundo o jornal "The Washington Post".

De fato, os desfiles militares em grande escala nos Estados Unidos são raros e reservados para comemorações pós-guerra.

Aconteceram após a guerra civil americana, em 1865; no fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919, e também em 1946, após a Segunda Guerra Mundial.

Quando os EUA retiraram suas tropas do Iraque em 2011, o governo de Barack Obama não quis organizar um desfile, pois a guerra do Afeganistão seguia seu curso e havia vidas americanas em risco.

Também não aconteceram após as guerras na Coreia e Vietnã, já que os Estados Unidos não saíram vencedores desses cenários.