Topo

Exército turco tomou cidade síria, diz presidente Erdogan

Presidente turco foi reeleito em abril de 2017 - Bulent Kilic/AFP/Getty Images
Presidente turco foi reeleito em abril de 2017 Imagem: Bulent Kilic/AFP/Getty Images

18/03/2018 06h56

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, garantiu neste domingo (18) que o exército de seu país e milícias árabes aliadas tomaram o centro de Afrin, a capital do distrito homônimo no norte da Síria contra o qual Ancara lançou em janeiro uma operação para expulsar as milícias curdo-sírias.

"Afrin está totalmente sob nosso controle", afirmou nesta manhã Erdogan em uma declaração pública na qual anunciava a tomada da principal cidade do distrito curdo situado no nordeste da Síria."Unidades do Exército Livre da Síria (ELS), apoiadas pelo Exército turco, tomaram hoje cedo, às 8h30 (3h30 em Brasília) o controle total do centro de Afrin", detalhou o líder turco.

Segundo Erdogan, as bandeiras do ELS e da Turquia já tremulam no centro da cidade.

Leia também:


O Estado-Maior da Turquia também informou em comunicado sobre a tomada do centro da cidade e que os soldados já tinham começado os trabalhos para localizar possíveis minas e explosivos caseiros.

Um comandante do ELS explicou à emissora de televisão pública turca que as milícias curdo-sírias Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla em curdo) tinham abandonado a cidade e seguiram rumo ao sul, para regiões controladas pelo governo sírio de Bashar al Assad.

As facções árabes aliadas da Turquia e o exército turco ainda estão fazendo varreduras na cidade para certificar se há algum bolsão de resistência.

Erdogan prometeu hoje uma pronta reconstrução da infraestrutura de Afrin e acredita que os deslocados possam voltar em breve às suas casas.

Os avanços de hoje estiveram precedidos nas últimas horas de intensos bombardeios e de fogo de artilharia contra a cidade de Afrin e arredores, além de intensos combates entre as tropas turcas e as YPG.

Desde o início da ofensiva, em 20 de janeiro, pelo menos 289 civis morreram, entre eles 43 menores de idade e 28 mulheres, segundo a última apuração do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os contínuos bombardeios e a iminência do ataque terrestre turco forçaram a fuga de aproximadamente 200 mil civis da região desde a última sexta-feira passada, segundo o OSDH.

A ONG acrescentou que as forças que integram a operação turca já controlam 87% do território da região de Afrin.