Topo

Trump nomeia médico presidencial como secretário de Assuntos de Veteranos

O médico presidencial, Ronny Jackson - Doug Mills/The New York Times
O médico presidencial, Ronny Jackson Imagem: Doug Mills/The New York Times

Washington

28/03/2018 19h47

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (28) que nomeará como secretário de Assuntos de Veteranos o médico da Casa Branca, o almirante Ronny Jackson, em substituição ao atual responsável pela agência, David Shulkin, cuja reputação foi arranhada devido a vários escândalos.

"Tenho o prazer de anunciar que pretendo nomear o altamente respeitado almirante Ronny L. Jackson, médico, como o novo secretário de Assuntos de Veteranos", disse Trump no Twitter.

Até que o Senado confirme Jackson, um alto funcionário do Pentágono, Robert Wilkie, dirigirá a agência de forma interina, explicou Trump.

"Estou agradecido ao doutor David Shulkin por seu serviço ao nosso país e a nossos GRANDES VETERANOS!", acrescentou, em letras maiúsculas.

Jackson é conhecido pela entrevista coletiva que ofereceu em janeiro deste ano após Trump se submeter a um exame médico, na qual afirmou que o presidente tem uma saúde "excelente".

Suas afirmações de que Trump "tem genes incrivelmente bons" e "está em forma para exercer o poder" durante este mandato e inclusive outro, se for reeleito, geraram algumas piadas na internet por seu caráter hiperbólico, mas pareceram reforçar sua relação com o presidente, a julgar pela indicação.

A saída de Shulkin do Departamento de Veteranos espalhava rumores havia semanas, desde que ele virou manchete por seus conflitos éticos desde julho do ano passado, quando aproveitou uma excursão oficial pela Europa para se aproximar do Reino Unido e assistir ao torneio de tênis de Wimbledon.

Nessa visita, Shulkin aceitou ingressos cujo valor excedia o limite estabelecido pelo governo em relação a presentes a funcionários públicos. Além disso, em setembro ele pressionou a Casa Branca para que sua esposa pudesse acompanhá-lo na abertura dos Jogos Invictus, realizados em Toronto.

Quanto ao indicado como novo secretário de Veteranos, Trump disse em comunicado que está "altamente formado e qualificado" para o cargo porque ele mesmo é militar, e "viu em primeira mão o tremendo sacrifício que os veteranos fazem", por isso "aprecia profundamente a dívida que este grande país tem com eles".

Jackson foi médico da Casa Branca para três presidentes americanos - George W. Bush, Barack Obama e Trump - e em 2005 foi enviado ao Iraque como médico de emergência para os soldados.

O anúncio faz parte de uma série de mudanças no gabinete de Trump, que neste mês também nomeou um novo secretário de Estado, Mike Pompeo, e uma nova diretora da CIA, Gina Haspel, além de nomear como assessor de segurança nacional John Bolton.