Topo

Construção de shopping incendiado na Sibéria foi ilegal, aponta investigação

Aikin Danil/Xinhua
Imagem: Aikin Danil/Xinhua

Em Moscou

30/03/2018 07h04

O shopping "Zymniaya Vishnia" (Cereja de Inverno) da cidade de Kemerovo, na Sibéria, cujo incêndio no último domingo deixou 64 mortos, em sua maioria crianças, foi construído ilegalmente, informou nesta sexta-feira o Comitê de Instrução da Rússia (CIR).

Em relação a este fato, como anunciou a porta-voz do CIR, Svetlana Petrenko, a chefe do departamento regional de Supervisão de Obras, Tanzilia Tomkova, e a diretora-geral da companhia proprietária do imóvel, Yulia Bogdanova, foram presas hoje.

"A investigação estabeleceu que Tomkova não adotou as medidas para impedir o funcionamento do shopping 'Zymniaya Vishnia', construído sem licenças de construção", disse Svetlana, à imprensa local.

A funcionária foi presa como suspeita de exceder seus poderes, acrescentou.

Até o momento, sete pessoas foram presas pela suposta responsabilidade no incêndio, cinco das quais permanecem em prisão preventiva, incluindo a diretora-geral da sociedade fiduciária que administrava o shopping, Nadezhda Suddenok.

O edifício foi construído em 1968 como uma fábrica de doces e chocolates, e em 2013 reaberto como um shopping.

A investigação estabeleceu que o sistema de alarme de incêndio do shopping estava desligado por vários dias e que as portas dos dois cinemas localizados no quarto andar estavam fechadas no momento do acidente.