Topo

Autoridades sírias anunciam acordo para pacificar Duma

ABDULMONAM EASSA/AFP
Imagem: ABDULMONAM EASSA/AFP

08/04/2018 10h16

Cairo, 8 abr (EFE).- As autoridades sírias anunciaram neste domingo (8) que chegaram a um acordo com o grupo Exército do Islã para pacificar Duma, o último reduto rebelde em Ghouta Oriental, região vizinha a Damasco.

A agência oficial "Sana" afirmou que o acordo implica a evacuação completa dos "sequestrados" de Duma, em alusão aos civis, em troca da saída dos "terroristas" do Exército do Islã para Jarablus, no norte da província de Aleppo, na fronteira com a Turquia.

O acordo foi firmado após dois dias de uma intensa ofensiva em Duma por parte das forças leais ao presidente sírio, Bashar al Assad. O último foi um suposto ataque com arma química que matou ao menos 40 pessoas.

A nova escalada de violência causou a morte de 96 civis, entre eles 27 crianças e 16 mulheres em Duma, segundo a última apuração do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A Defesa Civil síria e ONGs denunciaram que as forças leais ao presidente realizaram no sábado um ataque químico em Duma que causou a morte de pelo menos 42 civis e afetou outros 500.

Tanto as autoridades sírias como a Rússia negaram de maneira contundente o uso de armas químicas nos bombardeios de Duma e nenhuma outra fonte independente a confirmou.

Duma é a última cidade de Ghouta Oriental que continua em poder dos rebeldes, após as autoridades terem retomado o restante da região, em alguns casos por meio das armas e em outros em virtude de acordos assinados com os grupos rebeldes, que na prática equivalem a uma rendição.