Topo

Grupo de congressistas republicanos propõe Trump para Nobel da Paz

Mandel Ngan/AFP
Imagem: Mandel Ngan/AFP

Washington

02/05/2018 18h36

Um grupo de 18 congressistas republicanos propôs nesta quarta-feira (2) de maneira formal o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como candidato ao Prêmio Nobel da Paz pelo seu esforço na desnuclearização da Coreia do Norte.

Em carta enviada ao Comitê do prêmio Nobel da Paz em Oslo (Noruega), os legisladores destacaram que Trump seria também um justo ganhador deste prêmio pela sua intenção de acabar com a guerra entre as duas Coreias, que começou há 68 anos.

"Desde que chegou à Casa Branca, o presidente Trump trabalhou sem descanso para pressionar ao máximo à Coreia do Norte com o objetivo de acabar com seu programa nuclear ilícito e levar a paz à região", escreveram na carta os promotores da ideia liderados pelo representante da Câmara por Indiana, Luke  Messer.

Este congressista já reivindicou publicamente o prêmio para Trump no início de março, depois que o presidente americano aceitou reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Agora, ele e outros 17 legisladores deram um passo à frente e propuseram de maneira oficial o presidente dos EUA como ganhador deste prêmio.

O pedido formal aconteceu um dia depois de o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, comentar que Trump "deveria ganhar o prêmio Nobel da Paz" pelos seus esforços para reduzir as tensões na península da Coreia e conseguir a desnuclearização.

Trump deve encontrar Kim no final de maio ou no início de junho, em uma cúpula sem precedentes para a qual ainda não foram fixados nem a data exata nem o local.

Se Trump recebesse o Nobel da Paz se transformaria no quarto presidente dos EUA em atividade a ganhá-lo, depois de Theodore Roosevelt (1906), Woodrow Wilson (1919) e Barack Obama (2009).