Topo

Vulcão no Havaí segue em erupção após 11 dias

Terray Sylvester/Reuters
Imagem: Terray Sylvester/Reuters

Washington

14/05/2018 20h07

A erupção de lava do vulcão Kilauea no Havaí (Estados Unidos) se mantém ativa depois de 11 dias e após vários dias de tremores na região, que chegou a registrar vários terremotos, segundo informou nesta segunda-feira (14) o Observatório de Vulcões do estado americano.

"A erupção de lava continua de múltiplos pontos na área nordeste do sistema de fendas", afirmou em seu último comunicado a instituição sobre o conjunto de 19 fissuras.

O organismo explicou que a atividade "está dominada pela procedência de lava e dos respingos, que alcançam mais de cem pés de altura [aproximadamente 30 metros]".

O observatório explicou que o fluxo de lava da rachadura número 17 está virando na direção sul e se encontra a pouco mais de um quilometro de uma rodovia da ilha do Havaí, que foi cortada e evacuada.

No entanto, o observatório também afirmou que outra das fendas que no domingo (13) permanecia ativa quase não mostrava atividade hoje, mas que as emissões de gás do vulcão seguem sendo elevadas na sua cúpula.

Além disso, a erupção continua evoluindo e novas emissões de lava podem ocorrer em um contexto no qual persistem a "deformação e a sismologia" na área sul do distrito de Puna.

Mais de 1.700 pessoas tiveram que ser evacuadas desde que o vulcão entrou em erupção no último dia 3 de maio e mais de 37 estruturas, dúzias de casas e carros foram destruídos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou na sexta-feira (11) situação de "grande desastre" no Havaí, depois de vários dias de atividade vulcânica e depois que o próprio governador havaiano, David Ige, pediu essa intervenção.

Com esta decisão, o estado poderá ter acesso a fundos federais para tratar a recuperação da ilha, o que se somará aos já existentes fundos estaduais.

No total, o governador estimou que os custos para proteger os residentes da área afetada nos próximos 30 dias superarão US$ 2,9 milhões.

O vulcão Kilauea entrou em erupção após vários dias com registros de terremotos de 5 graus de magnitude na região.

O vulcão está situado no sudeste das ilhas do Havaí, onde fica a maior ilha do arquipélago e na qual vivem cerca de 185 mil pessoas.

Honolulu, a capital, está situada em outra ilha, chamada Oahu.