Topo

Lava de vulcão em erupção no Havaí atinge e fere homem gravemente

Vulcão no Havaí voltou a ter uma erupção explosiva (17.maio.2018) - AFP/US Geological Survey/HO
Vulcão no Havaí voltou a ter uma erupção explosiva (17.maio.2018) Imagem: AFP/US Geological Survey/HO

20/05/2018 11h34

A erupção do vulcão Kilauhea, no Havaí (EUA), deixou um homem ferido gravemente devido ao ser atingido ontem por respingos de lava quando estava na varanda de seu apartamento, no terceiro andar de um prédio, informou neste domingo a imprensa local.

O homem foi atingido na perna, segundo uma porta-voz do condado do Havaí, Janet Snyder, ouvida pela rede de televisão local "HawaiNewsNow".

"A lava o atingiu abaixo do joelho e destroçou tudo dali para baixo", afirmou Snyder.

O homem, que não foi identificado, foi internado em um hospital.

"Ouvi que o ferimento na perna foi bastante grave", afirmou o administrador de Defesa Civil do condado do Havaí, Talmadge Magno, ao jornal "Honolulu Star-Advertiser".

Além disso, na noite de sábado, um rio de lava cruzou uma estrada e entrou no oceano, segundo a Defesa Civil, que governa a ilha onde fica o vulcão.

As autoridades do arquipélago advertiram que a entrada da lava quente no oceano pode poluir o ar com uma substância conhecida em inglês como "laze", pela combinação das palavras "lava" e "haze" ("neblina").

Esse fenômeno envia ao ar particulas tóxicas que podem provocar "irritação nos pulmões, nos olhos e na pele", informou a Defesa Civil.

Desde que o vulcão Kilauea entrou em erupção, no último dia 3, mais de 1.700 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas.

Antes da meia-noite de sábado, o vulcão teve uma nova "explosão" que, apesar de sua curta duração, gerou uma coluna de cinzas de mais de 3 mil metros de altura.