Topo

Kim duvida de garantias de segurança oferecidas por EUA, diz presidente sul-coreano

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump - AFP/KCNA VIA KNS
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: AFP/KCNA VIA KNS

Em Seul

26/05/2018 23h34

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, tem dúvidas sobre as garantias de segurança oferecidas pelos Estados Unidos em troca da desnuclearização do país, disse neste domingo (27) o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

"Kim Jong-un tem a firme intenção sobre a completa desnuclearização da península coreana. A sua incerteza não é sobre isso, mas sobre as políticas hostis de Washington, e sobre se os EUA podem realmente garantir a estabilidade do regime", disse Moon em entrevista coletiva realizada em Seul.

O presidente sul-coreano explicou para a imprensa o conteúdo da sua reunião realizada no sábado (26) com Kim em segredo, de surpresa e a pedido do líder do Norte, e na qual ambos se comprometeram a cooperar para que a cúpula entre Washington e Pyongyang prevista para o dia 12 de junho em Singapura "seja um sucesso".

Ambos também se mostraram de acordo em que "o caminho para a desnuclearização e o estabelecimento da paz na Coreia não pode parar", disse Moon depois de se reunir pela segunda vez com Kim em um mês.

Moon, que também se reuniu com Trump esta semana em Washington, tentou tranquilizar o líder do Norte sobre as intenções da Casa Branca, a fim de reconduzir definitivamente o encontro em Singapura.

"Falei com Kim sobre a mensagem de que o presidente Trump está firmemente decidido a pôr fim à relação hostil do seu país com a Coreia do Norte, e de reforçar a cooperação econômica se decidir implementar a completa desnuclearização", disse o governante sul-coreano.

O político liberal também propôs a realização de uma reunião de três lados para tentar terminar formalmente com a situação de confronto técnico que se mantém na península desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

"Se acontecer com sucesso a cúpula (entre Washington e Pyongyang), deveríamos avançar para realizar outra trilateral com as duas Coreias para tratar o final da guerra", disse Moon.