Topo

López Obrador fala com Trump sobre reduzir migração com desenvolvimento

1.jul.2018 - Andrés Manuel López Obrador comemora com militantes sua eleição para a presidência do México - AFP PHOTO / PEDRO PARDO
1.jul.2018 - Andrés Manuel López Obrador comemora com militantes sua eleição para a presidência do México Imagem: AFP PHOTO / PEDRO PARDO

Da Cidade do México

02/07/2018 16h47

O esquerdista Andrés Manuel López Obrador, eleito presidente do México nas eleições deste domingo, conversou por telefone nesta segunda-feira com o governante americano, Donald Trump, e falou em impulsionar o desenvolvimento em seu país para reduzir a migração para os Estados Unidos.

"Recebi uma ligação de Donald Trump e conversamos durante meia hora. Eu lhe propus explorar um acordo integral; de projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México, e com isso, reduzir a migração e melhorar a segurança", declarou López Obrador em uma curta mensagem no Twitter.

Nesta mesma mensagem, o líder do partido Movimento Regeneração Nacional (Morena), que venceu neste domingo as eleições presidenciais, destacou também que a conversa aconteceu em um clima "respeitoso" e que se abriu a porta para o "diálogo".

Veja também: 

O presidente eleito do México informou desta conversa telefônica minutos depois de Trump ter afirmado que falou com ele sobre as negociações do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) e a possibilidade de um "acordo separado" entre ambos países.

"Tivemos uma grande conversa, de cerca de meia hora de duração. Falamos sobre segurança fronteiriça, falamos sobre comércio, falamos sobre o Nafta e sobre um acordo separado, apenas entre México e EUA", disse Trump.

O presidente americano também previu que terá uma "muito boa relação" com o ganhador dos pleitos no México, e que o novo dirigente mexicano lhe ajudará em suas prioridades em matéria de imigração.

De acordo com dados oficiais, com 64% das urnas apuradas, López Obrador obteve até agora 53,4% dos votos, uma vitória sustentada na mobilização do seu movimento e na promessa de acabar com a corrupção para ajudar aos mais necessitados.