Topo

Otan convida Macedônia para iniciar negociações de adesão

11/07/2018 13h31

Bruxelas, 11 jul (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, convidou nesta quarta-feira o governo da Macedônia a "iniciar suas negociações de adesão" para ser membro da Aliança, após o acordo firmado entre Escópia e Atenas sobre o nome do país, um conflito que impedia sua entrada devido ao veto da Grécia.

"Acolhemos calorosamente o acordo entre Atenas e Escópia e convidamos esse governo a começar suas negociações de adesão", afirmou o político norueguês em entrevista coletiva ao término do primeiro dia de cúpula de líderes da Otan, realizada em Bruxelas.

Se estas negociações avançarem, a Macedônia "será o 30º país membro da Otan", acrescentou Stoltenberg, embora tenha esclarecido que a adesão não será possível sem que o país mude de nome.

"São os cidadãos do país os que têm que tomar essa decisão", esclareceu.

O primeiro-ministro da Macedônia, Zoran Zaev, e seu homólogo grego, Alexis Tsipras, chegaram a um acordo há um mês no qual decidiram que o país passaria a se chamar República da Macedônia do Norte, o que encerra um litígio que se estendeu durante 27 anos.

Este acordo, que ainda tem um longo caminho a percorrer até a sua ratificação definitiva, é uma das condições prévias para que a Grécia retire seu veto à entrada do país na Otan e ao começo das negociações de adesão à União Europeia (UE).