Topo

Seul acena com possível reunião entre Trump, Kim e Moon, em NY

Donald Trump e Kim Jong-un durante encontro realizado em Singapura, em junho - Saul Loeb/AFP
Donald Trump e Kim Jong-un durante encontro realizado em Singapura, em junho Imagem: Saul Loeb/AFP

Em Seul

19/07/2018 01h21

Seul não descarta que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os líderes das duas Coreias, Kim Jong-un (norte) e Moon Jae-in (sul), realizem uma cúpula trilateral em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, prevista para setembro, afirmou a ministra das Relações Exteriores sul-coreana, Kang Kyung-hwa.

"É difícil fazer uma previsão, mas não podemos descartar (a cúpula trilateral)", disse Kang, em declarações divulgadas nesta quinta-feira (19) pela agência de notícias "Yonhap", durante um encontro com jornalistas realizado em Londres, onde está de viagem.

Suas palavras chegam como resposta às especulações sobre um possível encontro entre os três chefes de Estado em Nova York, dentro do atual diálogo iniciado este ano para a desnuclearização da península coreana.

As declarações da chanceler sul-coreana também coincidem com uma aparente convocação de diplomatas pelo regime norte-coreano para realizar uma reunião em Pyongyang nos próximos dias, segundo disseram à "Yonhap" fontes ligadas ao assunto, que dizem desconhecer, por enquanto, o motivo ou conteúdo do encontro.

Kang Kyung-hwa afirmou que as duas Coreias, tecnicamente ainda em guerra, tentam emitir uma declaração de paz antes do final do ano, embora acrescente que "é difícil prever exatamente quando (será assinada)".

A chanceler também quis minimizar a importância das últimas palavras de Trump, que pareceu se referir na última terça-feira a uma mudança de estratégia em Washington ao dizer que "não há pressa" a respeito da desnuclearização norte-coreana.

"A desnuclearização completa é a meta compartilhada e imperturbável da Coreia do Sul, Estados Unidos e da comunidade internacional. Mesmo que leve tempo, temos que alcançá-la definitivamente", disse Trump.

A Coreia do Norte assinou este ano declarações com Seul e Washington, em que as partes se comprometem em abrir uma nova fase de relações, além de trabalhar para a desnuclearização total da península coreana.