Topo

Almagro anuncia criação de grupo de trabalho sobre a Venezuela na OEA

05/09/2018 20h59

Washington, 5 set (EFE).- O secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, anunciou nesta quarta-feira a criação de um grupo de trabalho dedicado à imigração de venezuelanos, que será comandado por David Smolansky.

Almagro descreveu Smolansky, do ex-prefeito venezuelano do Vontade Popular, partido opositor do chavismo, como uma pessoa "absolutamente comprometida com a causa dos migrantes venezuelanos".

Além disso, o diplomata uruguaio disse que Smolansky conhece de perto os problemas dos imigrantes venezuelanos por ter visitado acampamentos criados por eles no Brasil e na Colômbia.

O grupo de trabalho terá duas missões principais: elaborar um relatório sobre a migração de venezuelanos e captar fundos. A criação é uma iniciativa da Secretaria-Geral da OEA. Portanto, os países-membros do órgão não farão parte do grupo.

Smolansky, de 33 anos, foi prefeito de Hatillo de dezembro de 2013 a setembro de 2017, quando fugiu da Venezuela após ser condenado a 15 anos de prisão por permitir a instalação de barricadas nas ruas da cidade.

Após passar pelo Brasil, o ex-prefeito viajou para a Colômbia e intensificou a defesa dos refugiados venezuelanos na região.

Almagro fez o anúncio em uma entrevista coletiva após uma sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA para discutir a crise migratória da Venezuela. A ONU calcula que 2,3 milhões de venezuelanos deixaram o país até junho deste ano, indo principalmente para Colômbia, Equador, Peru e Brasil.