Topo

Centenas protestam contra juiz suspeito de abuso sexual à Corte dos EUA

Chip Somodevilla/Getty Images/AFP
Imagem: Chip Somodevilla/Getty Images/AFP

06/10/2018 15h16

Centenas de pessoas foram às ruas de Washington neste sábado para protestar contra a possível confirmação de Brett Kavanaugh para a Suprema Corte dos Estados Unidos.

Os manifestantes se reuniram no Capitólio, onde fica o Congresso americano, para tentar convencer os senadores a não aprovar a indicação do presidente do país, Donald Trump, devido às denúncias de abuso sexual feitas contra Kavanaugh nas últimas semanas.

Leia também: 

Outro grande número de pessoas se concentrou em frente à sede da Suprema Corte, que fica muito perto do prédio do Senado.

"Vamos para as ruas quantas vezes sejam necessárias. Isso é uma vergonha para o nosso país, Kavanaugh é um mentiroso", afirmou à Agência Efe Patrice Green, de 37 anos, que veio do estado vizinho de Maryland para protestar contra a indicação do juiz.

Kavanaugh está no centro dos debates desde que foi acusado pela professora Christine Blasey Ford de assédio sexual quando os dois estavam no ensino médio. A denúncia de Ford foi seguida por acusações de outras duas mulheres, o que fez com os senadores pressionassem Trump para que o juiz fosse investigado.

Apesar das alegações e das indefinições de senadores moderados, tudo indica que Kavanaugh conseguirá os 51 votos necessários para ser indicado como novo juiz da Suprema Corte.

Mais cedo, horas antes da votação que ocorrerá neste sábado, Trump voltou a elogiar seu nomeado para o cargo.

"Mulheres e muitos outros que apoiam este homem muito bom se concentrarão no Capitol Hill à espera da votação. É uma coisa bonita de se ver", afirmou Trump em mensagem publicada no Twitter.

Nos últimos dias, a Polícia do Capitólio prendeu mais de 400 pessoas por protestos ilegais nos arredores do Congresso.